sábado, 5 de janeiro de 2013

JOVENS SEM ACESSO À INTERNET ESTÃO EM DESVANTAGEM NA EDUCAÇÃO


  
Para começar, foi através da minha conta twitter que cheguei a esta notícia:Jovens sem acesso à Internet estão em desvantagem na educação. No Sapo, onde se pode ler: Apesar das críticas muitas vezes apontadas ao tempo ocupado pelos jovens em atividades online, sobretudo em jogos e nas redes sociais, um novo estudo do departamento de educação da Universidade de Oxford mostra que os adolescentes que não têm acesso à Internet estão em grande desvantagem face aos seus pares em termos educativos e sociais.
O estudo foi realizado no Reino Unido e abrangeu mais de mil lares, sendo completado com entrevistas aprofundadas a 200 jovens e às suas famílias entre 2008 e 2011, identificando a existência de uma grande ansiedade por parte dos educadores em relação à possibilidade das redes sociais distraírem os jovens dos estudos. A tendência dos jovens usarem os telemóveis enquanto estudam também era caso de desespero para muitos pais.
Mesmo admitindo a existência de riscos, o estudo da Universidade de Oxford conclui que há mais vantagens do que desvantagens neste processo de multitasking e na utilização da Internet.
Contiune a ler. E sobre o estudo pode saber mais, diretamente, na University of Oxford.


16136_shutterstock__boy_on_computer

Por experiência pessoal, embora com jovens já no ensino superior e com adultos de todas as idades, hoje em dia, quase que me é impossível conceber o processo de ensino e aprendizagem sem acesso à internet. Faz «toda a diferença», para melhor. E damos logo conta se o jovem usou ou não até ali o computador, que para os que o utizam é, em primeiro lugar,  para acederem ao mundo, através da web ...


Sem comentários:

Enviar um comentário