domingo, 25 de novembro de 2012

HOJE 25 DE NOVEMBRO NÂO É DEMAIS RELEMBRAR QUE É O DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


25 de Novembro
 
 
Hoje 25 de novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher - impõe-se dar continuidade a post recente sobre este problema e para isso pegamos em alguns dos trabalhos produzidos nos últimos tempos. Mas antes lembremos: «O dia 25 de novembro foi instituído pela Assembleia Geral da ONU como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. Todos os anos desde 1999, governos, organizações não governamentais e instituições outras promovem neste dia atividades de sensibilização sobre o problema da violência contra a mulher, que atinge mais da metade da população mundial sem distinção de cor, raça e classe social». Agora:

Notícia no JN DO DIA 23

Jornal de Notícias


Responsabilidade Social das Empresas – Contributo na sinalização e/ou acompanhamento de situações de violência doméstica – Questionário sobre atividade empresarial
 até 30 de novembro

Governo de Portugal | Ministério da Economia e do Emprego
Direção Geral das Atividades Económicas

A Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) do Ministério da Economia e do Emprego, em execução da Medida 6 – Distinção e divulgação de boas práticas empresariais no combate à violência doméstica inserida no IV PNCVD – IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica (2011-2013), lançou um Questionário sobre atividades empresariais com a finalidade de sinalizar e despistar eventuais situações de violência doméstica, incluindo a recolha das eventuais práticas existentes em matéria de RSE com incidência neste âmbito.
O prazo limite de resposta ao Questionário é o dia 30 de Novembro de 2012.
O tempo médio estimado para responder a este Questionário, é de aproximadamente 10 min.
Descarregar:Questionário_Identificação_Atividades_Sinalização_Combate_VD
Para efeitos de resposta, descarregue este ficheiro word para o computador, proceda ao seu preenchimento e envie-o para o seguinte endereço: antonio.oliveira@dgae.pt

Se mudares, telefona-me



Da CIG as jornadas nacionais contra a Violência Doméstica



 
E a partir do site da DGPJ de mensagem de 2011 mas atual : «Na mensagem que assinala este dia, o Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-Moon referiu que «a violência contras as mulheres e as raparigas assume diversas formas e ocorre em todo o mundo. Seja nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento a perversidade desta violência deve chocar-nos a todos. A violência – e, em muitos casos, a mera ameaça de violência – é uma das mais significativas barreiras à plena igualdade das mulheres».
Como parte dos esforços globais para a eliminação da violência contra as mulheres, o UNODC publicou recentemente o Estudo Global sobre Homicídio, que faculta uma abordagem baseada no género sobre a criminalidade violenta à escala internacional. O documento revela que as mulheres de todas as idades são as vítimas da violência dos seus próprios parceiros e da família em todas as regiões e países.
O Secretário-Geral das Nações Unidas lançou também a campanha UNiTE para terminar a violência contra as Mulheres, com o objectivo de prevenir e eliminar este tipo de violência contra as mulheres e raparigas à escala global. A UNiTE congrega todas as agências e escritórios das Nações Unidas, para galvanizar acções em todo o sistema da ONU, congregando os seus esforços com os cidadãos, a sociedade civil e os governos para pôr cobro a esta violência». Mais na UNODC.

 
 
Adenda: entretanto um Leitor indicou-nos o post Cinco canciones para salvar a las mujeres do Blogue Mujeres.
 
Bebe
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário