domingo, 18 de novembro de 2012

MULHERES EM DESTAQUE - Catarina Furtado



O destaque que aqui se dá a Catarina Furtado não tem a ver com a sua atividade profissional mas sim com o facto de ter lançado  recentemente  a   Corações com Coroa,  associação que quer promover os direitos humanos e a igualdade de género. Uma das notícias aquando da apresentação a 7 de Novembro (Correio da Manhã): Esta associação sem fins lucrativos, liderada pela apresentadora Catarina Furtado, Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas, tem como principal objectivo “capacitar as meninas e mulheres para assegurar os seus direitos humanos, pois a igualdade social só é possível com igualdade de género”.
Para tal, a associação promete lutar pela igualdade de oportunidades e direitos das meninas, jovens e mulheres, dado ser ainda este o sector da população mais vulnerável. Segundo referiu Ana Magalhães, da direcção da CCC, "Portugal recuou 12 posições no ranking da igualdade de género”.
A conferência focou-se em alertar e consciencializar para os principais problemas com que se irá debater esta associação, que irá actuar na promoção de educação, saúde, cidadania, igualdade de oportunidades, actuar contra a violência psicológica e física praticada contra mulheres.
Para tal irá trabalhar em conjunto com escolas, comunicação social, juntas de freguesia e centros de saúde.
Marcaram presença na conferência Francisco George (director-geral de Saúde), Leonor Beleza, Maria Barroso e Maria José Ritta.
Mas pode saber-se mais sobre a Corações com Coroa, por exemplo, no Portal Sapo, nomeadamente: «É o projeto de vida de Catarina Furtado, como ela própria o afirma, com visível orgulho.
Materializar a sua experiência de 12 anos como embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População, tirando partido da visibilidade mediática que uma carreira de 21 anos já lhe proporcionou, é o objetivo da Corações Com Coroa (CCC).
O nome foi escolhido pela filha Beatriz de seis anos e o logotipo, um coração com uma coroa cor de laranja com três pontas coloridas foi desenhado por Gonçalo, filho de Ana Magalhães  (...). A gestora de recursos humanos, pós-graduada em comunicação e imagem, é uma das três mulheres do grupo de 11 fundadores que, juntamente com a produtora de televisão Ana Torres, constituem a direção da associação, presidida pela mediática apresentadora de televisão.
O intuito é combater a desigualdade no acesso às oportunidades e a discriminação com base no género, desenvolvendo programas e iniciativas que ajudem a travar problemas de violência doméstica, violação infantil, bullying, bulimia, abandono infantil, violência no namoro e no acesso a cuidados de saúde e de educação. «Todas estas realidades existem e estão em ascenção», lamenta Ana Torres».

E quanto à origem do Pojeto como disse Catarina Furtado à revista Visão, «a ideia nasceu depois do lançamento das T-shirts Corações com Coroa, no final de 2011, que ainda não estão todas vendidas. Mas, quando estiverem, o valor angariado será um donativo meu ao Fundo da ONU para a Pobreza». E sobre esta iniciativa, o video seguinte em que Catarina Furtado conversa com Rita Blanco:
 
 




 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário