terça-feira, 9 de outubro de 2012

COMPOSITORAS PORTUGUESAS

 Está visto, o colega Paulo Carretas continua atento ao PROGRAMA em torno da IGUALDADE que desejamos construir na DGARTES de forma a envolver todos os seus trabalhadores nesta «causa», na linha do Plano Nacional Para a Igualdade. E, naturalmente,  cada um ao seu jeito. De facto, uma vez mais, foi o Paulo  que indicou  esta iniciativa do MIC - Centro de  Investigação & Informação da Música Portuguesa (mas, sem o saber, a Mónica Guerreiro também a identificou e sugeriu, o que só reforça o interesse que lhe atribuimos aqui na «casa»):
COMPOSITORAS PORTUGUESAS "EM FOCO" NO MIC.PT DURANTE O MÊS DE OUTUBRO - Em Outubro a secção "Em Foco" do mic.pt dá destaque às compositoras portuguesas, cuja actividade hoje em dia tem uma influência indelével no meio da nova música em Portugal. Não é uma grande surpresa que existam poucas compositoras portuguesas nascidas antes de 1970. As circunstâncias da vida musical no país até ao século XXI não favoreciam o desenvolvimento de carreiras na composição, pela falta de oportunidades de execução das obras e pela escassez de encomendas. No caso das mulheres, para quem por tradição estavam reservados, numa carreira na música, os papéis de intérprete ou professora, o efeito é ainda mais evidente – e sobre as que perseveraram, quase se pode pensar não apenas em tenacidade mas também em inconformismo. Constança Capdeville, cujo 75.º aniversário celebramos este ano e que nos deixou há 20 anos, junto com Clotilde Rosa, constituem exemplos emblemáticos de liberdade artística e intelectual que traçaram o caminho para as gerações das compositoras portuguesas da actualidade, cuja significante função na vida musical portuguesa hoje em dia (ainda que indevidamente reconhecida) contrasta com a quase ausência duma criação musical no feminino anterior. Este mês o mic.pt na secção "Em Foco" publica um texto da autoria de Manuela Paraíso, que apresenta o perfil da composição feminina portuguesa nos séculos XX e XXI. Veja neste endereço.
E, a pretexto, visitámos o site do MIC, e foi com satisfação que vimos que o  Miso Music Portugal é membro da Fundação Adkins Chiti “Mulheres na Música” que em tempos já tivemos oportunidade de divulgar aqui no Em Cada Rosto Igualdade, escrevendo-se  nomeadamente: «Actualmente a Fundação tem em curso o Projecto WIMUST - Women in Music Uniting Strategies for Talent financiado pelo Programa Cultura da União Europeia e que entre outros objetivos visa a publicação do European Yearbook for Women Composers and Creators of Music». Pois bem, no site do MIC ficámos a saber das «Compositoras portuguesas convidadas a integrar a candidatura da Miso Music Portugal para o projecto WIMUST (Women in Music Uniting Strategies For Talent): Ana Seara; Ângela Lopes; Sofia Sousa Rocha.





Sem comentários:

Enviar um comentário