quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

«Novo relatório da ONU associa mudanças climáticas a direitos humanos»


A partir da ONU Brasil:

«Paris, 10 de dezembro de 2015 - Reconhecer a ligação entre mudança do clima e direitos humanos é um passo importante em direção à proteção aos direitos fundamentais de comunidades de todo o mundo, de acordo com um relatório das Nações Unidas apresentado hoje, na Conferência do Clima, em Paris.
Divulgado no Dia dos Direitos Humanos, antes da finalização do novo acordo climático, o relatório proporciona um estudo compreensivo das ligações entre as leis de direitos humanos e as mudanças climáticas. O documento mostra que as ações antropogênicas são as maiores causadoras do fenômeno climático e a maior ameaça ao meio ambiente natural e aos direitos humanos de nosso tempo.
Os impactos ambientais de longo alcance das alterações climáticas já estão sendo sentidos, o que representa uma potencial ameaça para os direitos humanos em todo o mundo, incluindo os direitos à saúde, à alimentação e a um padrão de vida adequado.
O Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, disse: “A mudança do clima já tem impacto direto sobre os seres humanos e os assentamentos, tanto por meio da degradação de ecossistemas, como de recursos, sobre os quais tantos dependem para a sobrevivência. Esses impactos vão continuar a afetar os direitos humanos de milhões de pessoas, conforme as condições piorarem.”
“Essa nova pesquisa esclarece a relação entre as mudanças climáticas e os direitos humanos e pode servir como um ponto de referência para a ação climática além do acordo de Paris.”». Continue a ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário