quinta-feira, 25 de julho de 2013

AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | «Alcançar Igualdade de Género, Inclusão Social e Desenvolvimento Humano para Todos»






«Começando pelo começo»,  a Assembleia-Geral da ONU criou um grupo de trabalho designado Open Working Group on Sustainable Development Goals,  que se pretende elo de uma ampla rede com vista a fixar Os Objetivos para o  Desenvolvimento Sustentável. Entretanto, recordemos o conceito «clássico» de Desenvolvimento Sustentável, recorrendo, por exemplo, à wikipedia:    
 
O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável serão para «entrar em vigor» em 2015, quando «terminam» os Os Objetivos do Milénio. Neste quadro, foi produzido este documento:



disponível em português aqui, e de que pode ver índice a seguir.



E o que nos levou a trazer o assunto para o Em Cada Rosto Igualdade?   Porque  «Alcançar Igualdade de Género, Inclusão Social e Desenvolvimento Humano para  Todos» continua a ser um desafio para a humanidade. Um excerto deste capitulo (em português do Brasil):


E mais em pormenor:




Sobre tudo isto também este artigo:   Produção, consumo e…limites.

E na rede a que se refere a imagem inicial existe o Grupo temático: «Challenges of Social Inclusion: Gender, Inequalities, and Human Rights». Veja aqui, onde se tem acesso, por exemplo, a publicações e demais recursos.


Sem comentários:

Enviar um comentário