quarta-feira, 11 de julho de 2012

«AS MULHERES EM ROMA»


Através da colega do ex-IGESPAR Filomena Barata chegámos ao projeto da imagem de que faz parte um trabalho seu,  As Mulheres em Roma, e com gosto  o  mencionamos aqui no Em Cada Rosto Igualdade. E foi depois de lermos o artigo que a curiosidade aumentou, e numa incursão pela web encontrámos o livro   A Vida Quotidiana da Mulher na Roma Antiga:


com a seguinte sinopse:Gladiadoras, comerciantes, chefes de empresa, parteiras, prostitutas, feiticeiras ou camponesas… estes eram apenas alguns dos ofícios exercidos pelas mulheres na Roma antiga. Apesar de os romanos só serem capazes de imaginar as suas mulheres no interior da casa, presas ao trabalho doméstico, elas ocupavam-se frequentemente de muitas outras coisas. A realidade ultrapassa, por vezes, não só a ficção, como a própria ideologia.
Contudo as mulheres romanas mantiveram-se oficialmente excluídas da vida política, e jamais adquiriram direito à expressão pública das suas ideias: mesmo quando sabiam escrever não eram autorizadas a publicar, e as suas obras são-nos ainda hoje, muitas vezes, desconhecidas. É pois através dos textos escritos pelos homens que é possível descobrir o que foi a vida das romanas.
As autoras deste livro levaram a cabo um verdadeiro inquérito para descobrir a realidade dessas mulheres. Pois que, ainda que alguns nomes brilhantes, trágicos ou sinistros, subsistam na memória colectiva - Agripina, Octávia, Lívia, Messalina - a maioria delas deixou apenas indícios dispersos, peças de um puzzle que a obra procura reconstituir
.
E, claro, esperamos por novos contributos da colega Filomena Barata, porque quem faz aquele estudo tem certamente muito mais para partilhar. Por isso, até breve!

3 comentários:

  1. Muito obrigada por ter partilhado. Sim, em cada rosto igualdade. Contem comigo para o defender.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Com um grande abraço e os meus sentidos parabéns atrevo-me a juntar mais este: http://aeppea.wordpress.com/2011/02/28/a-mulher-e-a-imigracao-em-portugal/

    ResponderEliminar