quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

1.º ROTEIRO FEMINISTA

Uma leitora do EM CADA ROSTO IGUALDADE, professora, deu-nos conta do 1.º Roteiro Feminista a realizar no próximo sábado, de iniciativa do SPGL, com as seguintes coordenadas:
«(...)dia 7 de janeiro, sábado, temos organizado o 1º Roteiro feminista, com início na Praça do Príncipe Real às 10h, que inclui almoço. Ainda poderá inscrever-se.
Preço:  sócios - 20€; não sócios - 40€
Caso tenha dificuldade em deslocar-se ao Sindicato, contacte a dirigente Mª Helena Gonçalves através  do telemóvel 917847722.». Mas pode saber mais no site do Sindicato, nomeadamente:
«Os Roteiros Feministas têm como finalidade visibilizar a história das mulheres, quer individualmente, quer em colectivos.
Desde os finais do século XIX e primeira década do século XX, que muitas mulheres se têm vindo a bater pela igualdade de direitos e pela justiça social. Porém, este protagonismo das mulheres foi e continua a ser silenciado. O rapto da memória, ou seja, a invisibilização das mulheres na História, insere-se na longa historiografia do ocultamento que não contempla as mulheres como sujeitos históricos e políticos. À medida que as fontes se vão constituindo, incorporam as discriminações das mulheres bem como a desvalorização das actividades por elas desenvolvidas.
Contribuir para a construção da memória histórica dos movimentos de mulheres e dos feminismos é visibilizar as mulheres como protagonistas da história. É desvelar o seu pensamento e acção. É quebrar os silêncios impostos e (re)significar os seus percursos. É pôr em causa a hierarquia dos valores em que se baseia o discurso hegemónico. (...)».

2 comentários:

  1. Este Guia ao lado, à direita, na parte superior da página, está à venda?
    Lúcia Leiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que sim,mas o melhor será contactar a CIG
      http://www.cig.gov.pt/
      que foi onde nós obtivemos o nosso.
      Maria Augusta Fernandes

      Eliminar