sábado, 7 de janeiro de 2017

Mário Soares







Homenageemos, também nós,   Mário Soares. Duma maneira muito simples: «visitando» a sua Fundação. De lá escolhemos o texto  "A Mulher nas Religiões". Excertos:
«(...)
2. É um tema difícil, sobretudo para mulheres socialistas que, por definição, são favoráveis à igualdade de género, conforme reza a Declaração Universal dos Direitos Humanos, porventura o texto legal mais importante subscrito no século XX e um dos mais importantes da história humana. 
3. Declaração que foi elaborada e votada pelas Nações Unidas, em Dezembro de 1948, exactamente, a pensar nas pessoas - na dignidade e na igualdade das pessoas humanas - independentemente da cor, do sexo, da condição social, da opção política ou da orientação sexual.  (...)
9. As religiões - as três grandes religiões monoteístas, pelo menos, as Religiões do Livro - foram reveladas por Deus aos homens e, portanto, cada uma tem a sua verdade, em que os crentes acreditam, como um dogma. O diálogo entre elas é, por isso, difícil, mas não é impossível. O diálogo ecuménico (universal, mas, para os católicos, abrangendo apenas as religiões cristãs) tem vindo a desenvolver-se, com progressos sensíveis, em busca do que lhes é comum, para encontrar os caminhos da paz. Um bom exemplo são os Encontros Ecuménicos, organizados todos os anos pela Comunidade de Santo Egidio. Na situação em que se encontra o Mundo, de hoje, o pior que nos podia acontecer era voltarmos às guerras religiosas do passado, com cruzadas de sentido contrário, visto que tornariam as relações inter-religiosas praticamente impossíveis. Cairíamos, assim, no "Choque de Civilizações", que profetizou Samuel Huntington num livro com o mesmo nome.
 10. As religiões em geral coincidem no amor a Deus - o único e verdadeiro, qual? - E através dele (Deus) coincidem também no amor ao próximo. Mas que próximo? Os fieis ou também os infieis ou os hereges? Os homens (a que se referem especialmente os textos bíblicos) ou também as mulheres, que fizeram comer o fruto proibido? As mulheres fruto do pecado original (Génesis). (...)».  Leia na integra.


Sem comentários:

Enviar um comentário