quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

BIENAL DE ARQUITETURA DE VENEZA 2018 | Curadoria de Shelley McNamara e Yvonne Farrell





A  entrevista referida na imagem disponível aqui, na Sábado


«As arquitetas  Yvonne Farrell e Shelley McNamara foram nomeadas curadoras da  16ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, que acontecerá em 2018. A dupla, fundadora do Grafton Architect , ganhou o Leão de Prata no festival de arquitetura bienal em 2012, mesmo ano em que apresentaram o projeto da Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC), em Lima, no Peru, vencedor do o RIBA International Prize no ano passado». Leia mais na Casa Vogue.
E um bom pretexto para se ler a entrevista referida na imagem. Uma passagem:
«(...) A condição dos trabalhadores e a sustentabilidade foram os dois tópicos mais debatidos na conferência. São algo que a preocupa? 
A primeira vez que tivemos de pensar nisso foi em Lima porque sabíamos que a força laboral vinha dos subúrbios mais pobres, com trabalhadores que tinham pela frente longas horas de viagem para o estaleiro. Percebemos que estavam protegidos e que as condições de vida, saúde e segurança no estaleiro eram excelentes - tinham, por exemplo, um almoço quente cozinhado de propósito para eles. A exploração dos trabalhadores acontece em todo o mundo. Nunca estivemos numa situação em que alguém tivesse morrido no estaleiro porque havia boa regulamentação e controlo. É responsabilidade de um arquitecto, e de qualquer ser humano, denunciar sempre que vê uma situação de injustiça. Ficámos muito impressionadas em Lima, foi dos melhores estaleiros que encontrámos, apesar de ser num país de terceiro mundo. (...)». Leia na integra.


Sem comentários:

Enviar um comentário